Club de Tupi Paulista

NOSSOS PRINCÍPIOS

Os nossos princípios ajudam a guiar os rotarianos, sendo a base dos nossos relacionamentos e ações.

Objetivo do Rotary
O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A Prova Quádrupla
A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais:
Do que pensamos, dizemos ou fazemos
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

Avenidas de Serviços
As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:
Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento dos clubes para que tenham relacionamentos sólidos e planos para o desenvolvimento do quadro associativo.
Os Serviços Profissionais incentivam todos os rotarianos a trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade. Saiba mais na publicação Introdução aos Serviços Profissionais e no Código Rotário de Conduta.
Os Serviços à Comunidade enfatizam a importância do trabalho para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados e para atender às necessidades locais. Leia a publicação Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos.
Os Serviços Internacionais exemplificam nosso alcance global para promover a paz e a compreensão mundial através de projetos e atividades.
Os Serviços à Juventude reconhecem a importância da capacitação dos jovens por meio de programas como Rotaract, Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens do Rotary.


Projetos do Clube

Setembro Amarelo - Mês de valorização a vida

O suicídio não é um fenômeno recente, porém os números têm impactado fortemente os órgãos internacionais de saúde e demonstrado que estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, esse número representa quase 6% da nossa população, o Brasil fica atrás somente dos EUA. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios ao ano. Desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2015. As pesquisas indicam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa desiste de viver. A realidade se torna ainda mais devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras,  segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado a maioria é homem, negro, com idade entre 15 e 29 anos. As pesquisas demonstram, ainda, que mais de 90% das pessoas que se suicidam possuem uma doença mental relacionada, como a depressão. Entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, dando destaque a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais também são fatores de risco para o suicídio. Mas o mais importante de tudo segundo a OMS o suicídio tem prevenção em 90% dos casos, portanto, por mais delicado que possa ser tratar do assunto, é cada vez mais importante falarmos dele.

Postado em 06 de Junho de 2021 por Rotary Club de Tupi Paulista

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
Rua Francisco de Souza Perpétuo Jr,270 Cep: 17930-000