Club de Tupi Paulista

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE TUPI PAULISTA

O ROTARY CLUB DE TUPI PAULISTA

            O Rotary Club de Tupi Paulista foi fundado em 09 de junho de 1.959, apadrinhado pelo Rotary Club de Dracena. O grupo de rotarianos de Dracena que participou da montagem do nosso clube era composto por Linneu Rubens de Carvalho Ferreira, Hildebrando Lippe, Gumercindo Correia de Almeida Moraes e Juliano de Carvalho Ferreira.

            Os sócios fundadores do RC de Tupi Pta foram os seguintes: Dr. João Antonino de Carvalho Ferreira, Belmar Ramos, Dr. Rubens Ferreira Jorge, Dr. Joel Ignácio da Gama, Dr. Jayme Vieira Manso, Hermínio Pilon, José Florentino de Souza Araújo, Antonio Carlos Gonçalves, Pedro Philemon de Queiroz Assis, Dr. Feres Soubhie, Eugenio Augusto Gonçalves, João Staut de Moraes, SorokuKawakami, ReiichiOso, José Rodrigues de Castro, Rico Paulatti, Paulo Morita, Sebastião Adriano da Silva, Jesuíno Gonçalves, ToshioOsoegawa, Dr. Ilton da Costa Oliveira e Dr. Paulo Nogueira de Souza.

            As primeiras reuniões aconteciam na Tipografia do Belmar Ramos, em frente à atual Padaria Art Pão.  Depois as reuniões passaram a acontecer num salão alugado onde hoje é o consultório do Dr. Ismael Pretti na Rua Tiradentes.   

A primeira atividade do Rotary foi colocar placas de sinalização na via de acesso, recém asfaltada pelo então prefeito José Fortes.   

            No início da década de 60 o Rotary Club encabeçou a criação do Tupi Tênis Club, com a construção do salão e das piscinas. Em homenagem à recém inaugurada capital do Brasil, Brasilia, fizeram os arcos na fachada do Tênis Clube. Desde então os bailes deixaram de acontecer no barracão do seu Domingos Pieri para serem realizados no amplo salão do Tupi Tênis Clube. Em seguida veio a sede na Avenida Brasil, criação da APAE, da qual fomos mantenedores por quase uma década, inauguração da atual sede no Jardim Oriente em 22 de agosto de 2004, quando da visita da governadora Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz, além de tantas outras conquistas.

            Desde sua fundação há 61 anos e até os dias atuais o Rotary Club de Tupi Paulista realiza importantes campanhas anuais em prol das entidades assistenciais do município, como o Chá Beneficente, a Campanha de Higiene e Limpeza, a Feira de Orquídeas, Noite Italiana e Barraca Italiana na Fenatupi, Porco no Rolete, Eco Rotary

            Através de Lei Municipal de 2004, foi instituído no calendário oficial de Tupi Paulista o Dia do Rotariano, a ser comemorado no plenário do Legislativo todo dia 23 de fevereiro.



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Projetos do Clube

Setembro Amarelo - Mês de valorização a vida

O suicídio não é um fenômeno recente, porém os números têm impactado fortemente os órgãos internacionais de saúde e demonstrado que estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, esse número representa quase 6% da nossa população, o Brasil fica atrás somente dos EUA. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios ao ano. Desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2015. As pesquisas indicam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa desiste de viver. A realidade se torna ainda mais devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras,  segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado a maioria é homem, negro, com idade entre 15 e 29 anos. As pesquisas demonstram, ainda, que mais de 90% das pessoas que se suicidam possuem uma doença mental relacionada, como a depressão. Entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, dando destaque a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais também são fatores de risco para o suicídio. Mas o mais importante de tudo segundo a OMS o suicídio tem prevenção em 90% dos casos, portanto, por mais delicado que possa ser tratar do assunto, é cada vez mais importante falarmos dele.

Postado em 06 de Junho de 2021 por Rotary Club de Tupi Paulista

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
Rua Francisco de Souza Perpétuo Jr,270 Cep: 17930-000